ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL
A estação espacial internacional denominada de ISS - International Space Station é um projeto espacial internacional, cuja construção teve inicio no ano de 1999, e que se encontra em fase de montagem modular. A estação tem permanecido sempre habitada, desde o início da sua construção, por sucessivas tripulações e expedições que se vão revezando, onde muitos dos seus tripulantes e cientistas são também amadores de rádio.
Este projeto espacial deu origem à fundação da ARISS - Amateur Radio on the International Space Station que foi criado por organizações de amadores de rádio vocacionadas para as comunicações espaciais e via satélite, obtendo o apoio das agências espaciais dos países parceiros no consórcio de construção da estação espacial, e que são os EUA, Rússia, Europa, Canadá, Brasil e Japão.
Os astronautas, cosmonautas e especialistas das missões quando voam para a ISS, têm sempre como companhia, o radioamadorismo.
Desde 1983 que o Radioamadorismo tem estado presente em mais de duas dezenas de missões do Space Shuttle. Dezenas de astronautas usaram o sistema de radioamador, o projeto SAREX, para falar com milhares de crianças de escolas, com as suas famílias na Terra, enquanto estavam em órbita. Foram pioneiros nas experiências de rádio no espaço, incluindo televisão e mensagens de texto, bem como comunicações de voz. Os Russos tiveram um programa similar para os cosmonautas a bordo da estação espacial MIR, incluindo para as comunicações de emergência, quando a MIR tinha problemas graves.
A ARISS foi criada em 1996 com o objetivo de prosseguir um trabalho idêntico àquele que já tinha sido feito na estação espacial MIR e no Space Shuttle.
Em 1996, delegados das principais associações e da AMSAT, em oito países, assinaram um documento, para formar a ARISS.
A Estação Espacial Internacional tem equipamento de radioamadorismo a bordo desde Novembro de 2000.
A NASA e a Organização Espacial Russa assinaram documentos onde explicam qual o papel e o lugar do radioamadorismo na ISS. Foi entretanto criada uma equipe de trabalho denominada ISS Ham para estabelecer a interface de suporte no desenvolvimento de hardware, treino de tripulações e operações em órbita.
Os Radioamadores que trabalham a bordo da ISS tem origem nos países promotores da estação internacional, que são, os EUA, Rússia, Japão, Europa e Canadá, todos eles membros da ARISS, que é a entidade internacional que promove os projetos e mantém em operação os sistemas de rádio, do serviço de amador, instalados na ISS.
A ARISS - Europe é a entidade europeia da ARISS, sendo este organismo composto pelas associações que nele estão oficialmente associadas e reconhecidas.
A primeira instalação de sistemas de rádio para o serviço de amador, já está em operação. É através desta estação de rádio que os astronautas da ISS fazem as suas comunicações durante os seus tempos livres, nomeadamente com os Radioamadores e grupos de estudantes das escolas e universidades em todo o planeta Terra.
ARISS
Delegação da AMRAD colocar logo da amrad
Frequências e Indicativos
(MHz)
Uplink (voz)
Downlink (voz)
Packet Uplink
Packet Downlink
Região 1: Europa, Russia Europeia, Africa
145.200
145.800
145.990
145.800
Região 2: Americas
Região 3: Ásia, Pacifico
144.490
145.800
145.990
145.800
Repetidor Crossband
(desde o dia 29/08/2004)
145.800
437.800
Indicativos da ISS
Indicativo dos EUA
NA1SS
em uso
Indicativo Russo
RSØISS
em uso
Indicativo Russo
RZ3DZR
em uso
Indicativo de Packet
RZ3DZR
em uso
Indicativo da Mailbox de Packet
RZ3DZR-1
em uso
Indicativo Alemão
DFØISS
não usado
Astronautas e Cosmonautas utilizam o seu próprio indicativo
Opções de contato ARISS
ARISS contatos escolares pode ser realizado de duas maneiras:
Um direto link de rádio entre uma estação de rádio amador criado em sua escola e da estação de amador a bordo da ISS
Um Ponte, onde um dedicado ARISS estação terrestre de rádio amador, localizado em algum lugar do mundo, estabelece a ligação rádio com o ISS. Voz
comunicações entre seus alunos e os astronautas são então corrigidas através de linhas telefônicas comuns.
No Brasil o projeto ARISS foi realizado através do amigo Tadeu - PY1KCF. A estação do Eudoxio - PY1EU apoiou fazendo a retransmissão da NASA e do contato do Astronauta Marcos Pontes da ISS com uma Escola particular do Rio de Janeiro para a rede Echolink na Conferência BRA, com o suporte do amigo Julio - PY2EQJ, possibilitando os radio amadores do Brasil e do mundo vivenciar aquele momento histórico quando da permanência do nosso Astronauta brasileiro na Estação Espacial Internacional .
Foi divulgado pela Imprensa da participação dos radioamadores Tadeu Fernandes - PY1KCF, Eudoxio Mondego - PY1EU e Julio Cesar Ramos - PY2EQJ no Projeto ARISS Brasil.no Rio de Janeiro RJ.