UNPROTO Path
Path significa caminho ou atalho. O unproto path é o caminho que o TNC do rádio utiliza para enviar os sinais de APRS. É necessário muito cuidado na configuração de seu TNC, porque existem caminhos corretos a serem seguidos, evitando problemas de congestionamento de pacotes na rede de APRS. Lembre-se; para uma rede APRS funcionar corretamente, é necessário que todos os parâmetros de seu TNC estejam configurados corretamente.
Nunca utilize três parâmetros do mesmo gênero, por exemplo WIDE,WIDE,WIDE. Isso causará um aumento demasiado de retransmissão de pacotes, e será o suficiente para congestionar toda sua rede  de APRS.
Também nunca inclua a palavra GATE no seu Path, por que desta forma, você permitirá que seus pacotes sejam processados por um servidor e eles serão enviados desnecessariamente para outras redes distantes.
Para facilitar a compreensão, faça testes utilizando sinais de estações próximas a você e observe se essas estações de APRS o enxergam, e principalmente analise o que acontece com as estações que estão ao seu redor. Utilize também a internet para saber quais os parâmetros corretos para configurar sua estação de APRS móvel ou fixa e fique atento às mudanças desses parâmetros, pois o APRS é uma modalidade que está em crescimento, sofrendo mudanças constante e adequando-se para o melhoramento da rede.
 
BEACON
Os programas de APRS para estações fixas e os equipamentos colocados em veículos funcionam de forma automática, enviando e recebendo sinais de APRS. Desta forma, o motorista estará confortavelmente dirigindo seu veículo, sem preocupar-se com o equipamento, que receberá e enviará os sinais automaticamente para as Digipeaters. Os equipamentos de rádio atuais, ao receberem uma mensagem, emitirão um sinal característico e chamarão a atenção do motorista, que observará quem lhe enviou esta mensagem via APRS. Estes sinais e sons são escolhidos pelo motorista e configurados no seu rádio. Alguns rádios, possibilitam a criação do tipo de som feito pelo radioamador, que desta forma reconhecerá o som e saberá que chegou uma mensagem.
Os sinais de Beacon enviados pelos rádios devem ser devidamente configurados, para que não aconteça um congestionamento da rede. Cada Beacon enviado será retransmitido por uma longa cadeia de Digipeaters. Cada vez que um Digipeater retransmite um Beacon, ela ficará incapaz de receber ou transmitir outros pacotes. Então, será necessária a correta configuração do intervalo de tempo de envio de sinais do Beacon, para que não ocorra o congestionamento da rede. Curtos intervalos de tempo não são corretos para o envio de seus sinais para a rede de APRS.
Os congestionamentos provocam os seguintes efeitos:
- Impossibilidade de enviar seu beacon para a rede de APRS.
- Impossibilidade de receber beacons de outras estações.
- Impossibilidade de receber mensagens de outras estações.
- Impossibilidade de enviar mensagens de outras estações.
Lembrando que o  ideal  para estações fixas é  deixar o Beacon configurado para emitir sinais de 30 em 30 minutos, e estações móveis de 5 em 5 minutos.
 
Vale lembrar também, que as regras apresentadas aqui são apenas uma sugestão e não uma obrigação. O que foi apresentado acima, é o que se baseiam todas as redes de APRS no mundo. A sua correta aplicação e compreensão, evitarão o congestionamento da rede, a sobrecarga dos equipamentos e beneficiará a todos os usuários do APRS.
 
Bob Bruninga, WB4APR
 
Eudoxio J Mondego - PY1EU
Todas as informações feitas utilizando-se o APRS são em tempo real e com isso, é possível a localização de seu veículo, pessoa, moto, etc. utilizando a tecnologia do APRS. Em outros países, o APRS também é utilizado para localizar embarcações, veículos militares, corpo de bombeiros entre outras.
Do ponto de vista do Radioamadorismo, o APRS é um localizador de estações fixas, móveis ou portáteis e envio de mensagens.
 
Dentre as várias utilidades do APRS, vale destacar: o envio e recebimento de mensagens via internet ou via rádio; envio de mensagens de e-mail; obtenção de informações sobre pontos geográficos importantes, como a posição geográfica de repetidoras de fonia e informações meteorológicas em tempo real tais como: temperatura, velocidade, direção do vento, pressão atmosférica e pluviosidade.
 
Para nós Radioamadores, o APRS na operação móvel, funciona como um localizador semelhante ao rastreador veicular via satélite.  A  diferença, é que nós utilizamos as frequências de rádio para localizar nosso veículo, casa, pessoa, motocicleta, etc.
 
O protocolo da Rede APRS.
 
Para que as estações móveis ou fixas apareçam nos mapas de APRS, elas necessitam enviar um sinal de posição e de localização. Para isso, são utilizados sinais de Radio Pacote, que possuem um protocolo correto, para que a rede entenda que aqueles sinais recebidos são sinais de APRS. Esses protocolos são enviados do equipamento de rádio, localizado em seu veículo e são recebidos pela repetidora digital de APRS, que automaticamente enviará para toda a rede de APRS, pois todas as repetidoras estão interligadas, formando uma única rede.
 
Confira abaixo os protocolos utilizados no APRS:
 
WIDE - Significa, amplo, vasto, extenso, espantoso e largo.
 
Os digipeaters, como são chamadas as repetidoras digitais. Comunicam-se formando um enlace, que transporta a informação digital ao longo de uma área que se pretende e será tão abrangente quanto possível.
Os digipeaters são designados por WIDE, geralmente cobrem uma área local bastante grande e servindo também a numerosos grupos de Radioamadores que estiverem dentro dessa área de cobertura.
Essas informações, são uma adaptação para o português do texto criado pelo Radioamador Bob Bruninga, que possui o indicativo de chamada WB4APR, criador do sistema, no qual ele apresenta as normas de funcionamento do APRS.
 
O aprs nada mais é que um localizador de estações terrestres sendo um sistema de geolocalização. Para utilizar o APRS são necessários poucos equipamentos que nos trazem varias vantagens. Utilizando mapas com a tecnologia GPS e sinais de Radio Pacote (Packet Radio) as estações moveis enviam sinais para as repetidoras de APRS e desta forma plotam sua localização nos mapas e nos programas de APRS funcionando como um rastreador, possibilitando ainda o envio e recebimento de mensagens de texto através da rede.
 
Confira nas imagens abaixo os objetos que aparecerão nos mapas de APRS:
HomeAPRSContatosDSTARDMRDX Digital HFEcholinkIgate APRSLinux HamRede APRS BRASILSatélitesTutoriaisVídeosNew menu 
SVXLINK
10152 - Full APRS-IS Feed
14501 - Status
14579 - Brazil
14580 - Filter
Portas
IGATE APRS TEAM SERVERS
BRAZIL.APRS2.NET
10152 - Full APRS-IS Feed
10156 - Caribbean & S.A
14501 - Status
14577 - South American
14578 - Central American
14579 - Brazil
14580 - Filter
14581 - Argentina
14582 - All Mobile
14584 - SatGate
BRAZIL.D2G.COM
REGISTRO DO UIVIEW aqui ou no site oficial
http://www.apritch.myby.co.uk/uiv32
Roger Barker G4IDE - Autor do Winpack, UI-View e UI-View32 morreu de câncer em 8 de setembro de 2004.
Pouco antes de Roger G4IDE falecer, ficou firmado que as taxas de inscrição para o UI-View e WinPack foram dispensados, mas é solicitado que você faça uma doação totalmente voluntária para a sua agência  local ou nacional de pesquisa do Câncer.
Portas
 
APRSBRASIL.COM  -  © 2000-2018   aprsbrasil@gmail.com   -   Todos os direitos reservados.